The R.I. Times
30.6.06
  Copa do Mundo e Eleição no Brasil
Como quase todo o mundo está com as atenções voltadas para a Copa do Mundo, não poderia deixar de publicar a minha análise sobre a mesma e o período eleitoral que vivemos no Brasil.

É uma infeliz coincidência que a Copa do Mundo caia extamente no ano de escolha do nosso chefe Estado maior. Parece uma coisa boba, mas como o Brasil é um país que idolatra o futebol, o povo volta todas as atenções para esse evento esportivo e esquece que a escolha de um presidente representa grande responsabilidade, pois durante os próximos quatro anos estaremos sendo regidos por uma mesma pessoa (se tudo ocorrer de forma normal).

Analisando os resultados das copas anteriores, noto que a decisão do povo está muito relacionada a atuação da seleção de futebol brasileira. Muitas vezes as propostas dos candidatos não são nem ouvidas, quanto mais lidas e compreendidas. O que é levado em consideração é o sentimento de alegria ou tristeza oriundo de um resultado posivito ou negativo na Copa do Mundo. Se aquele candidato representa de alguma forma um pouco de alegria ao povo, ele tem grandes chances de vencer as eleições, se o povo estiver alegre.

Por outro lado, quando o Brasil não vence a Copa do Mundo, o povo toma decisões com menos "euforia", com um pouco mais de raciocínio e interesse nas propostas dos candidatos.

Uma coisa que me deixou muito feliz na última eleição é que os debates políticos foram bastante explorados, isso é bom, mostra que o povo estava com a televisão ligada, mesmo que a mente de alguns não estivesse entendendo muito bem o que estavam falando. Espero que idependente do resultado dessa Copa do Mundo, o povo brasileiro preste mais atenção no que está acontecendo aqui, embaixo dos nossos narizes, com o dinheiro dos contribuintes.

Não que antes não existisse, todos sabemos que esses esquemas não são novidades. O problema é que o atual presidente, o Sr. Luis Inácio, disse que com ele esse tipo de coisa não aconteceria. Iludiu o povo brasileiro, que o considerava um SANTO. E agora, São Lula? Qual será a sua mentira? Vai continuar afirmando que não sabia? Se não sabia mostra que é displicente com seu cargo e suas promessas valem tanto quanto as dos outros. Se sabia (o que eu acredito ser verdade), mostra que é tão corrupto quanto os outros. Então, Lula não passa de mais um político que tem paixão pelo poder e quer cada vez mais.

Ontem estava escutando um jornal e ouvi o apresentador comentar o plano de Lula alterar o tempo de mandato do Presidente do Brasil para 5 anos. Lembro que essa história começou a ser divulgada no início do seu governo. Até hoje não vi nada de concreto em relação a isso. Apesar de não gostar do nosso Presidente, percebo que essa é uma propaganda espalhada pela oposição a ele (pelo menos até agora). Talvez a maior burrice de Lula tenha sido "brigar" com a imprensa, pois ela é o meio de massificação da informação. O povo ouve e aceita. Lê e acredita. Talvez o bom relacionamento com a mídia permita aos políticos que suas robalheiras não sejam vistas, nem ouvidas, nem escritas.

Minha esperança é que o povo brasileiro fique mais atento, e a mídia mais íntegra. Que todos esses escândalos tenham servido para que o povo exija a fiscalização sempre! E que nem todos estejam apenas assistindo as nóticas da Copa do Mundo, que toma mais da metade dos jornais de uma grande emissora.





Pare, reflita e deixe sua opinião.
 
Um blog onde as Relações Internacionais serão analisadas sob o ponto de vista de Suzana Ferreira.

Últimas Publicações






Powered by Blogger